Organização
Apoios
Demoscene
A Party
Notícias
Instituto Portugês da JuventudeClube Parque das Nações

A Demoscene

A Demoscene é uma subcultura da arte digital que tem como principal actividade a criação de demos: apresentações áudio-visuais não interactivas que correm em tempo real num computador (no seu sentido mais geral). O objectivo de uma demo é entreter, e mostrar as qualidades de cada um dos membros de um grupo (demogroup), seja a nível de programação, desenho/modelação (2D/3D), ou música.

Na década de 1980 com o aparecimento dos primeiros computadores pessoais de baixo custo (Commodore 64, ZX Spectrum...) os utilizadores tiveram a necessidade de arranjar software sem pagar por ele, e começaram a partilhar o seu software através de BBS's. Como em muitos casos existiam sistemas de protecção anti-cópia que impediam a partilha, esses utilizadores, tiveram de o remover. Já que iam alterar o código acharam por bem acrescentar uma pequena assinatura ao software, hoje chamadas Cracktros. Com o tempo e para facilitar a partilha, passaram a juntar-se em eventos chamados Copy-Parties onde conversavam e partilhavam o seu software. As assinaturas foram-se tornando mais complexas, com efeitos avançados, música, imagens e acabaram por evoluir como um software independente, ao qual chamaram Demos, pois serviam para demonstrar as habilidades de quem o fez. Com as crescentes medidas de controlo anti-pirataria esses encontros passaram a actividade principal destes eventos eventualmente centrou-se nas Demos, e passaram a chamar-se Demoparties.

No inicio (1983~1989) todos os computadores possuíam capacidades idênticas, esse facto levou a que os grupos tentassem puxar o máximo possível do hardware, procurando inclusive erros de hardware que levassem à criação de efeitos mais espectaculares. A competição entre grupos consistia em ver quem conseguia programar os melhores efeitos visuais ou criar efeitos que ocupassem o mínimo espaço possível.

Com a evolução do hardware dos computadores pessoais (1990~...) o conteúdo das demos passou a centrar-se na mistura entre áudio e visuais, passando a ser igualmente importante a contribuição de cada membro do grupo (grafistas, músicos, ou programadores). O crescente interesse nos computadores, em particular na área dos jogos, levou a que Demoparties tradicionalmente maiores se tornarem-se encontros mais generalistas, geralmente LAN-Parties comcompetições típicas da Demoscene.

Actualmente continuam-se a criar demos para plataformas mais antigas, existindo até Demoparties exclusivamente dedicadas a hardware específico, como Commodore 64, ZX Spectrum, Atari ST...

ScenePt
Demoscene @ Wikipedia
Pouët.net
Scene.org